Quatro grandes disputas

Sem título

Noelle Pikus-Pace (USA) x Elizabeth Yarnold (GBR), skeleton
Pikus-Pace refez sua carreira após um grave acidente em 2005 e ficou em quarto nos Jogos de Vancouver 2010, a um décimo de segundo da medalha. Yarnold começou sua carreira naquela mesma temporada e hoje é a maior esperança de medalha da Grã-Bretanha (ao lado dos times de curling). As duas foram as únicas a vencer etapas da Copa do Mundo nesta temporada, foram quatro ouros para cada uma. A semelhança entre as campanhas de ambas é tão grande que elas também empatam na quantidade de pratas (duas) e bronzes (um). Como a americana foi desclassificada na primeira etapa e a britânica concluiu todas as provas, acabou a temporada em primeiro.

Sem título

Austríacos x Kamil Stoch (POL) x Simon Ammann (SUI), salto de esqui
Aqui a disputa é mais intensa. Kamil Stock (POL) liderou praticamente toda a temporada da Copa do Mundo, Thomas Diethart (AUT) foi o campeão do Torneio Quatro Pistas e Simon Ammann (SUI) é o grande nome da modalidade em Jogos Olímpicos, com quatro medalhas de ouro. E ainda tem Gregor Schlierenzauer, terceiro no ranking da Copa, e Thomas Morgenstern, três ouros olímpicos, que se recupera de uma grave lesão após uma queda no início de janeiro e ainda é dúvida para os Jogos. Isso sem falar nos japoneses, eslovenos, alemães… Enfim, um conselho: não percam as provas de salto, dias 9, 15 e 17. (Adendo: eu queria muito incluir nesse post a disputa entre as Sara(h)s, a americana Hendrickson e a japonesa Takanashi, mas a americana rompeu os ligamentos do joelho no meio do ano passado e não disputou nenhuma prova na temporada. Até foi indicada pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos, mas é dúvida para Sochi. Infelizmente essa é uma disputa que provavelmente não ocorrerá)

Sem título

Darya Domracheva (BLR) x Kaisa Makarainen (FIN) x Tora Berger (NOR), biatlo
Eu poderia acrescentar a essa lista a tcheca Gabriela Soukalova, líder do ranking das provas individuais de longa distância, mas acredito que as disputas entre a bielorrusa, a finlandesa e a norueguesa, que assumiu a liderança do ranking geral na última etapa da Copa antes de Sochi, serão mais duras, principalmente no sprint e na perseguição, dias 9 e 11. As três têm mais de 80% de aproveitamento nos tiros dessa temporada e esquiam muito bem, o que compensa os eventuais erros.

Sem título

Yu-Na Kim (KOR) x Mao Asada (JPN), patinação artística
A coreana foi campeã em Vancouver 2010 com pontuação recorde em Jogos Olímpicos e conquistou três medalhas em campeonatos mundiais no último ciclo, mas ficou fora do início da atual temporada devido a uma lesão no pé. Isso fez aumentar as chances da japonesa, prata em 2010 e campeã do Gran Prix na atual temporada. As duas são rivais de longa data e, se ambas estiverem em boas condições físicas, a briga promete ser boa.

1 comentário

  1. Pingback: Balanço final |

Deixe um comentário