Resumo da semana (6-12/jan)

Biatlo
Emil Hegle Svendsen (NOR) venceu as duas provas individuais da etapa de Ruhpolding (GER) e se aproximou do líder da Copa do Mundo Martin Fourcade (FRA), que não participou da etapa. Svendsen tem agora 413 pontos contra 462 de Fourcade. No feminino, Gabriela Soukalova (CZE) venceu as duas provas e voltou a abrir vantagem no ranking: 426 pontos contra 380 de Kaisa Makarainen (FIN). As provas por equipes foram vencidas pela Áustria no masculino e pela Rússia no feminino.

Bobsleigh
Na etapa da Copa do Mundo realizada na pista natural de St. Moritz (SUI), vitória dos anfitriões Beat Hefti e Alex Baumann nas duplas masculinas (foi a segunda vitória seguida da parceria). Nos quartetos, a equipe da Lituânia, liderada por Oskars Melbārdis, subiu ao pódio pela primeira vez na temporada. Nas duplas femininas, Kaillie Humphries e Heather Moyse (CAN) venceram pela terceira vez na temporada. O Brasil participou da North America Cup em Lake Placid (USA), conseguindo ótimos resultados. Nas duplas femininas, Fabiana Santos e Sally Mayara da Silva ficaram com o ouro e praticamente garantiram vaga em Sochi. Nos quartetos, os brasileiros ficaram em sexto e também se aproximaram da vaga olímpica.

Combinado nórdico
Os principais esquiadores da modalidade estiveram em Chaux-Neuve (FRA) para mais uma etapa da Copa do Mundo. Mikko Kokslien (FIN) venceu a prova individual pela primeira vez na temporada e é o vice-líder do ranking. Eric Frenzel (GER), o líder, chegou em quarto. Na competição de sprint em duplas, ouro para os alemães Tino Edelmann e Fabian Riessle.

Esqui alpino
No início da semana Felix Neureuther (GER) venceu o slalom na etapa de Bormio (ITA). Neste fim de semana, em Adelboden (SUI), ele venceu o slalom gigante, e o slalom foi vencido por Marcel Hirscher (AUT), que lidera os rankings da temporada nestas duas provas. No downhill feminino, as austríacas Elisabeth Goergl e Anna Fenninger fizeram dobradinha em casa, na etapa de Altenmarkt-Zauchensee, com a líder do ranking Maria Hoefl-Riesch (GER) chegando em terceiro. Na primeira prova de super combinado na temporada, Marie­-Michele Gagnon (CAN) ficou com o ouro, e Hoefl-Riesch foi mais uma vez terceira colocada.

Esqui cross-country
A única etapa dessa semana foi o sprint em Nove Mesto (CZE). Kikkan Randall (USA) venceu a prova feminina e Sergey Ustiugov (RUS) venceu a masculina. Os líderes gerais da Copa do Mundo são os noruegueses Therese Johaug e Martin Johnsrud Sundby.

Esqui estilo livre
Várias provas foram disputadas nos Estados Unidos nessa semana. Em Breckenridge, as quatro provas tiveram atletas da casa como campeões. O slopestyle feminino foi vencido por Keri Herman e o masculino por Bobby Brown. Ambos ocupam a segunda posição do ranking da temporada na prova. Maddie Bowman e David Wise venceram o halfpipe. Em Deer Valley, Hannah Kearney venceu as duas provas de moguls, disparando na liderança do ranking, em que é seguida pelas três irmãs canadenses Justine, Chloe e Maxime Dufour-Lapointe. No masculino, os canadenses Mikaël Kingsbury e Alexandre Bilodeau mantiveram o domínio na temporada, ficando cada um com um ouro e uma prata na rodada dupla. Os dois ficaram em primeiro e segundo em todas as quatro etapas já disputadas nessa temporada. No aerials, Anton Kushnir (BLR) e Cheng Shuang (CHN) ficaram com os ouros. Kushnir lidera o ranking masculino e as chinesas ocupam as quatro primeiras posições no feminino, com Cheng em quarto. As brasileiras Laís Souza e Josi Santos ficaram respectivamente em 28º e 30º e entraram no ranking da Copa, em 36º e 37º (28º e 29º considerando o limite de quatro por país). As 25 melhores se classificam para Sochi, e restam duas etapas, a serem realizadas nos dias 14 e 18 de janeiro.

Luge
O quadro de medalhas da etapa de Oberhof (GER) não foi surpresa, já que a Alemanha conquistou onze das doze em disputa. A maior surpresa foi o resultado da prova individual feminina. Após seis ouros, Natalie Geisenberger perdeu uma etapa pela primeira vez, ficando com a prata na prova vencida por Tatjana Hüfner. Felix Loch venceu pela quarta vez no individual masculino, enquanto Toni Eggert e Sascha Benecken conquistaram o segundo ouro da temporada nas duplas.

Patinação artística
Boston sedia até este domingo o Campeonato Nacional dos Estados Unidos, que este ano serve de seletiva olímpica. Gracie Gold venceu o individual feminino, Jeremy Abbott o individual masculino, Marissa Castelli e Simon Shnapir venceram nas duplas e os medalhistas de prata em Vancouver Meryl Davis e Charlie White venceram a dança no gelo. Os Estados Unidos terão ao todo 15 representantes na patinação artística em Sochi.

Patinação de velocidade
Aconteceu em Halmar (NOR) o Campeonato Europeu Individual Geral, em que os patinadores competem em provas de 500m, 1500m, 3000m (só mulheres), 5000m e 10000m (só homens). A Holanda ficou com ouro e prata nas duas provas, com Ireen Wüst e Jan Blokhuijsen conquistando as primeiras colocações.

Salto de esqui
Três atletas se revezaram no pódio nas duas primeiras etapas de voo de esqui (as pistas mais longas que existem) da temporada, realizadas em Tauplitz-Bad Mitterndorf (AUT): Noriaki Kasai (JPN, ouro e bronze), Peter Prevc (SLO, prata e ouro) e Gregor Schlierenzauer (AUT, bronze e prata). Kamil Stoch (POL) continua na liderança do ranking da temporada. No feminino, Sara Takanashi (JPN) venceu as duas etapas de Sapporo e tem cada vez mais folga na liderança do ranking, foram seis ouros em sete etapas.

Skeleton
A etapa de St. Moritz teve rodada dupla para os homens, e os irmãos Martins e Tomass Dukurs (LAT) fizeram dobradinha nas duas, sempre com Martins em primeiro. No feminino, Noelle Pikus-Pace (USA) e Elizabeth Yarnold (GBR) inverteram as posições da etapa passada, e o ouro ficou com a americana. Shelley Rudman (GBR) ficou em terceiro.

Snowboard
Em Bad Gastein (AUT) aconteceram duas etapas do slalom paralelo para homens e mais duas para mulheres. Patrizia Kummer (SUI) venceu as duas femininas e disparou na liderança do ranking, que tem apenas três etapas contabilizadas. Alexander Bergmann (GER) e Vic Wild (RUS) venceram as masculinas. Em Vallnord-Arcalís (AND) também teve rodada dupla, mas no snowboard cross. E foi aqui o outro grande resultado do Brasil na semana. Isabel Clark, após se classificar em 15º na primeira fase, disputou a última bateria de quartas de final e conquistou a última vaga na semifinal, etapa em que aproveitou as quedas das adversárias e conseguiu uma inédita classificação para a final. Descendo a montanha entre as seis melhores do dia, Isabel ficou em sexto e assegurou sua classificação para Sochi. Hoje, ela não teve a mesma sorte e ficou em quinto na sua bateria de quartas de final. Dominique Maltais (CAN) ficou com o ouro ontem e a prata hoje e lidera o ranking da temporada. No masculino, Trevor Jacob (USA) e Omar Visintin (ITA) foram os campeões do fim de semana.

1 comentário

Deixe um comentário